As 3 dicas essenciais para seu negócio

Mulherempreendedora

Sabe-se que não é fácil construir um negócio do zero. Ainda mais em tempos atuais, a economia e o mercado oscilaram muito, sem falar na concorrência. É importante analisar estas dicas e melhorar sua maneira de gestão para não cair num prejuízo alto.


A tendência dos negócios online e o surgimento de empreendedores individuais cresceram amplamente com o período pandêmico fazendo, as vezes, a necessidade ser maior que uma estratégia eficaz para o desenvolvimento de uma empresa o que propicia a uma grande instabilidade financeira e riscos de falência antes mesmo de completar um ano.

Para isso, separamos as seguintes dicas como forma de auxiliar no crescimento do seu trabalho e buscar maiores resultados de lucratividade ou, ao menos, mantê-lo sem altos prejuízos. Confira abaixo e já coloque em prática essas ideias!

1. Plano de Negócio

O ideal para quem está iniciando um produto no mercado é pensar num Plano de Negócio para seu empreendimento.

Ele consiste, num primeiro momento em fazer uma breve pesquisa de mercado no ramo de atividade, qual a visão, valores e objetivos que sua empresa quer atuar.

Além de relacionar o que elas estão oferecendo de atraente ao seu cliente.

Por falar em cliente, este é outro aspecto crucial dentro do Plano de Negócio. Entender qual é o perfil de pessoas que seu produto quer atingir.

Embora seja tentador querer alcançar o maior número de clientes possíveis, vale a pena entender quais são as características deste consumidor, como: idade, gênero, o que vestem, assistem, onde frequentam; para definir assim a maneira mais assertiva de se comunicar com este público.

Neste contexto então, foca-se no seu produto. Quais são as principais vantagens dele quanto à concorrência? O preço está compatível ou abaixo do mercado? A entrega é mais rápida? Irá oferecer algum benefício adicional que o mercado? A qualidade é maior? Enfim, estes detalhes relacionados poderão ser uma peça importante para a sua estratégia de comunicação futuramente.

Outra análise fundamental é pontuar os pontos fracos com o mesmo critério das vantagens que o produto oferece. Desta maneira, poderá compreender como corrigir antes de comercializá-los ou até mesmo potencializar mais seus pontos fortes para acirrar a concorrência.

Feito isso, partimos para o trâmite operacional. Se for um produto físico, como funcionará o fornecimento de material, processo de fabricação, distribuição aos pontos de venda, a logística, o abastecimento e o armazenamento. Se prestação de serviços, encaixe com as demandas previstas no processo.

E por fim, complemente com um plano financeiro referenciando os custos de todo o trabalho relacionado acima. Não se assuste se o valor for maior que o esperado! A ideia é ter uma noção do investimento e iniciar com passo firme sua jornada.

2. Estratégia de Comunicação

Definida as diretrizes do seu negócio, agora é hora de trabalhar como alcançar seus clientes da melhor forma. Para isso, estabelecer uma Estratégia de Comunicação facilitará para investir nos meios certos, com a linguagem apropriada ao seu público alvo e colher os frutos.

O primeiro passo continua sendo a análise. Defina qual o formato é mais cabível para conectar-se aos seu alvo e se este estilo condiz com seu negócio. Algo mais formal carrega seriedade e segurança por exemplo e, por consequência, atrair um público mais maduro. Caso não seja o foco, é bom reformular esta estratégia.

Após isso, construa os propósitos da comunicação. A ideia é apresentar a empresa? O produto? Suas qualidades? É inovador? Qual é o veículo ideal para transmitir a mensagem? Por quanto tempo?

Dentro deste escopo, monte apontamentos: Específicos, Mensuráveis, Atingíveis, Realistas e Temporizáveis. Assim você terá o controle de todo o andamento quando for a prática.

O intuito neste processo é a maneira mais eficaz de lidar com o seu cliente, por isso é muito importante novamente olhar para como ele se relaciona com o mundo, compreender suas carências e o que gosta. Estar atado à este perfil permitirá elaborar uma mensagem mais precisa e inesquecível para ele.

O próximo passo é definir um orçamento, o quanto está disposto a investir nas mídias e em material para sua divulgação. Tudo que está relacionado à propaganda está convertido nesta estratégia.

O intuito neste processo é a maneira mais eficaz de lidar com o seu cliente, por isso é muito importante novamente olhar para como ele se relaciona com o mundo, compreender suas carências e o que gosta. Estar atado à este perfil permitirá elaborar uma mensagem mais precisa e inesquecível para ele.

O próximo passo é definir um orçamento, o quanto está disposto a investir nas mídias e em material para sua divulgação. Tudo que está relacionado à propaganda está convertido nesta estratégia.

Construa um cronograma para as ações serem colocadas em prática, com prazos definidos e realizações de cada passo.

Por fim, faça testes com o material e acompanhe os resultados das ações. A estratégia deve ser sempre aberta à mudanças, pois as tendências se modificam e é bom estar atualizado.

3. Pós Venda

Um coringa de todo bom negócio é manter o relacionamento com consumidor próximo. Assim sendo, um bom material ou atendimento de pós venda ajuda a fidelizar o cliente e proporcionar uma experiência mais satisfatória.

As técnicas são muito variadas. Pode ser desde um ganho personalizado, um Feedback do produto adquirido ou até um programa que avisa quando é hora de renovar a compra.

Todo este processo dependerá do tipo de serviço ou produto que esteja oferencendo e o plano de marketing que você e sua equipe pretendem atuar. Apesar de ser esquecida as vezes, esta dica contribui bastante para deixar seu público satisfeito, fortalece a lembrança da marca e aumenta a chance de recompra e recomendações para novos clientes.

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Entenda sobre: Organização Financeira