Saiba como o Open Finance pode ajudar seus negócios


A inovação do Open FInance trouxe para o mercado uma facilidade e autonomia das suas vida financeira e, com ela, o serviço de ITP. Mas você sabe como aproveitar isso nas suas vendas?


O que é OPEN FINANCE?

Aderido em alguns países do exterior, como Reino Unido, Alemanha, India e Estados o Unidos; o Banco Central traz ao Brasil este processo que consiste em liberar os dados financeiras não apenas para uma Instituição Financeira, mas para o próprio indivíduo atuante destas informações. Ou seja, você terá o domínio para quem liberar este histórico e o que compartilhar.

Anteriormente, nossos dados bancários: de crédito, de dívidas, entre outros eram exclusivamente acessíveis à uma única Instituição Financeira da qual você trocasse serviços. Ou pela qual seu banco decidisse dividir estes dados. Para comprovar algum dado financeiro, ficávamos obrigados a solicitar por esta instituição todo o histórico para repassar a outra de nosso interesse.

Com o Open Finance tudo mudou. Em um único lugar VOCÊ terá acesso aos seus dados e autorizará qualquer outra instituições financeiras (Bancos, Fintech’s e afins) para visualizar estas informações por um tempo determinado por si mesmo.

Por que isso é bom?

Além de ter a autonomia e controle dos seus dados, você define qual organização pode acessar estas informações sem exposição demasiada da sua vida financeira.

Também aumentará as demandas pela concorrência, que poderão propor de forma mais personalizada as vantagens do seu perfil consumidor.

Etapas de Implementação

O processo introdutório realizado pelo Banco Central para o mercado financeiro brasileiro tem acontecido em etapas. Sendo concluídas 3 etapas e com mais uma restante.

A primeira já implementada consiste no compartilhamento de dados das próprias instituições financeiras com informações sobre canais de atendimento, produtos e serviços. Isto é, todos tem acesso ao que cada instituição oferece de custos, taxas e serviços de maneira clara.

A segunda etapa baseia-se em nós como clientes dessas organizações financeiras termos acesso e compartilharmos com quem quisermos nossos dados de crédito e serviços contratados (como empréstimos, financiamentos, cartões de crédito).

Agora mais recente, a terceira etapa permite efetuar pagamentos e transferências de múltiplos saldos e de diversas instituições financeiras por um único portal.

A quarta etapa será implementada em breve e, através da permissão do usuário, poderá compartilhar dados cadastrais, bancários e também seguros, investimentos, financiamentos, câmbios e previdência. Todo este processo visa a melhor customização dos serviços das organizações financeiras para nós clientes.

Mas o que é ITP?

Os Iniciadores de Transação de Pagamento (ITP) são instituições financeiras regularizadas e supervisionadas pelo Banco Central que facilitarão nas transações de pagamentos por PIX.

Ou seja, essas organizações vão proporcionar modelos e interfaces capazes de interagir sem precisar de QRcodes ou chaves para transações com PIX.

Desta forma você poderá autorizar qualquer pagamento ou transferência de uma única interface utilizando o saldo de qualquer conta bancária ou Instituição Financeira que tenha conta. E assim, como já ocorre no serviço de PIX, tudo acontecerá de forma instantânea e sem custo adicional.

Interessante, não?

Agora se você não sabe qual ITP quer utilizar, saiba que a AQBANK possui este serviço em sua plataforma sem custo. A facilidade e a segurança estarão à sua disposição em um só lugar, garantindo toda a regulamentação exigida pelo BACEN.

Agora compartilhe esta informação e esteja na frente na praticidade de pagamentos. Fidelize seu cliente e descomplique sua vida financeira.


Anterior
Anterior

A flexibilidade do Multi-benefícios

Próximo
Próximo

Você já contou com o serviço da Telemedicina?