O fantasma da SELIC


Tendo influência em diversas faces da economia, a SELIC tem papel importante nos rendimentos de juros sobre empréstimos, na inflação medida anualmente, demais produtos financeiros e outros indicadores como o CDI.


O que é?

Antes de entendermos como funciona, vale a pena entender que ela é dividida em dois tipos: a Selic Over e a Selic Meta. 

  • Selic Over remete sobre as operações feitas entre os grandes bancos.Como o volume monetário circulado diariamente é alto, o BC determina o fechamento de caixa desses bancos sejam equilibrados, não permitindo excesso de dinheiro em circulação, ajudando desta forma controlar a inflação. 

Por conta disso, para fechar o caixa de acordo com o que o Banco Central coordena, as instituições fazem empréstimos entre si, emitindo títulos com duração de 1 dia. A partir disso, uma média ajustada é divulgada diariamente, com o nome de Selic Overnight ou conhecida como a Taxa Selic anual. 

  • Selic Meta é estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), que fazem reuniões a cada 45 dias com o intuito de definir os caminhos da taxa básica vai tomar até o próximo período. 

É com esta taxa que os bancos utilizam para definir suas taxas de juros, cobradas em empréstimos diários feitos entre as instituições. 

O nome vem da sigla do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. A Selic influencia todos os investimentos em produtos financeiros de renda fixa, como: Poupança; CDB; Tesouro direto; LCI e LCA; Letra de Câmbio; .CRI/CRA 

Também tem participação importante para o controle da inflação. O objetivo é assegurar a estabilidade da economia e evitar descontroles de preço que causam a perda do poder de compra da moeda.

fonte: https://www.bcb.gov.br/controleinflacao/metainflacao

No ano de 2020, a meta de inflação era 4% ao ano, com um intervalo de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Isto é, a meta é considerada cumprida se a inflação acumulada no ano ficar na faixa de 2,5% a 5,5%.

Quando a economia está com grande circulação e os preços elevam-se a ponto de minar a meta de inflação, a Selic é elevada pelo Banco Central para controlar o volume de recursos em circulação.

Com juros mais altos, mais caro é tomar crédito (sejam consumidores, empresas ou o governo). Quando a inflação está controlada ou abaixo da meta a Selic diminui e estimula o consumo a aquecer a economia.

Referência da taxa até hoje (Selic 2021- 2022)

14 de dezembro | 9,26%

02 de fevereiro | 10,75%

16 de abril. | 11,75%

04 de maio | 12,75%

15 de junho | 13,25%

04 de agosto. | 13,75%


Como te afeta?

De uma forma prática, compreender como a Selic pode afetar o seu bolso significa que: quando está em alta, os juros sobem e a tendência é que empréstimos e financiamentos encareçam, assim como, o custo dos produtos e serviços também tendem a aumentar.

A elevação da Selic beneficia os investimentos de renda fixa, pois oferecem uma remuneração baseada em juros. Como por exemplo os títulos públicos do governo federal, os tradicionais CDBs emitidos pelos bancos, das letras de crédito entre outras opções.

Com a taxa em baixa, o consumo tende a aumentar, declinam também os juros e aumentam o crédito no mercado.

Use ao seu favor nossas dicas e conte conosco para mais informações sobre movimentações financeiras.

Anterior
Anterior

Dicas INFALÍVEIS para vender online

Próximo
Próximo

A moda do PIX